quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Qual é o seu chamado?

Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
1 Samuel 16:11

Bom saber que Deus não chama vagabundo, todos os que ele chamou estavam trabalhando; mas o que mais me chama a atenção nesse texto é onde estava Davi, em meio as ovelhas de seu pai.  As ovelhas não eram dele, mas o que sei é que o lugar do Pastor é em meio as ovelhas.

Você que almeja o pastorado pense nisso: Eu gosto de pessoas? ( Ovelhas).

O que tenho visto são alguns homens sem a minima vocação pastoral, imagino que estes são Empurrados e não Chamados e o que acontece é que eles serão cobrados pelo Dono do Rebanho.
Pois se eu não gosto de pessoas (ovelhas), como posso ser líder?

O pastor tem que estar em meio ao rebanho, deve estar nele o cheiro de ovelha.
Um dia conversando com meu Tio, Pastor Isaías ele narrava sua ida a Israel, e falou que eles foram visitar uma autêntica casa de pastor de ovelhas (neste caso, de ovelha no sentido primitivo da palavra, ovelha animal mesmo).

Ele me narrou que a janela do quarto era projetada para que o pastor ao se deitar, fique de olho no rebanho, mas quando tem algum animal ameaçando o rebando ou ovelhas que querem fugir o Pastor se deita na porta do curral, e dali ele vigia o rebanho.

Ai eu entendi que como sou Imitador de Jesus, o Cristo, tenho que fazer o mesmo, claro que não vou dar a vida pelo rebanho porque isso ele já fez, mais vou ficar no meio do rebanho orientando, amando e discipulando.
Sei que existem vários estilos pastorais.  E tem uns que realmente nem deveriam ser chamados de estilos pastorais, pois contrariam totalmente a função.  Eis alguns: aqueles que tosqueiam as ovelhas para beneficio próprio; outros que não são pastores de ovelhas e sim de COISAS.
Disso eu estou fugindo pois o Bom Pastor Jesus, andava em meio ao povo, ele veio libertar os cativos e com a autoridade que Ele me deu tenho por obrigação fazer o mesmo.
Não tenho escolha: ou obedeço ao dono do rebanho ou pago o preço.

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11.

É assim que funciona então, se você entende que tem chamado, eu te pergunto: Chamado para o que?
Você pode ser um ótimo administrador, muito bom com finanças, e isso com certeza ajuda a pastorear, mas não é tudo.  Você tem que gostar de Pessoas, de ouvi-las, de abraça-las.
Faça o teste de agora em diante: quando alguém entrar no templo ou se um morador de rua vier te pedir dinheiro, você para e dá atenção ou diz que não tem tempo pois está tudo corrido?

Lembre-se que o ministério de Jesus na terra foi corrido, foi muito rápido, mas mesmo assim ele sempre teve tempo para os necessitados.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28.

Que a Shalon de Adonai esteja com você.

Filho, Servo e Pastor Emanuel Santana

Revisão: Fabio Sadol


3 comentários:

Unknown disse...

Sábias palavras Pr. Emanuel, muito proveitosa para quem deseja crescer na obra e para quem tem um ministério de Pastorado que DEUS o abençoe!

Unknown disse...

Acredito que o conceito de amor tem sido confundido pelas pessoas ao longo do tempo amor significa estar perto,ouvir,compreender,respeitar e outra infinidade de adjetivos mas também significa correção, disciplina.Muitos falam do amor mas não desejam ser corrigidos fiquem atentos irmãos pois Deus é justo e ele só nos disciplina porque nos Ama.

ilcassia lohr disse...

ovelhas, são ovelhas,porém umas mais espertas que as outras,outras mais gulosas,enfim ovelhas com ou sem defeitos são todas ovelhas de meu pai.
¨Como disse Jesus, as minhas ovelhas ouvem a minha voz ,eu as conheço e elas me seguem.Agora onde encontrar os servos de meu pai que cuidem dessas ovelhas senão no meio das próprias ovelhas.Assim como o Senhor deixou seu trono de gloria e se fez carne para habitar no meio de nós. Que possamos nos preparar para cuidar de nosso aprisco,O pastor de nossas almas nos capacita com seu amor para isso.Ele nos ensina que o verdadeiro amor que vem do alto,é aquele que olha com misericórdia o aflito ,o ferido,o perdido,e consegue dar um pouco de si em favor de alguém que precisa. Davi em sua caminhada pastoreando as ovelhas de seu pai,não o fazia somente com obrigação,mas com amor.Ele não apenas vigiava,cuidava de tudo para que não lhes faltasse nada ,e nas horas mais folgada ele tocava sua harpa em louvor ao Deus de sua vida e convicto também que isso acalmava os animaizinhos. Quando surgia algum perigo estava atento e apto para defende-las com unhas e dentes pois os animais selvagens que surgiam para ataca-las não eram menos que ursos,leões,e Davi homem de pequeno porte porém gigante em valentia e temor no Senhor.por isso sem vacilar o Senhor dos Exércitos o escolheu dentre seus irmãos.os quais fortes sim,confiavam apenas na força de seus braços, Aqui .agora podemos observar o agir de Deus em prol de sua obra,esperando o abrir de seu coração numa entrega total se despojando de si mesmo para atender ao clamor de uma alma perdida gritando por socorro ! Não vamos nos preocupar com aparências e formosuras enquanto pessoas não tem nem o que comer direito,vamos dar o melhor de nós que é o fruto do Espírito Santo de Deus,sendo bons benignos, enfim sabendo dividir o que de graça recebemos. Que a paz seja com todos.