sábado, 8 de novembro de 2014

Recebendo uma correção do Pai


Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.

Provérbios 3:11-12


O sábio foi muito feliz ao proferir esses palavras.
E ele fez a comparação mais básica possível, não deixando dúvidas quanto ao porque Deus nos corrige.

Deus é nosso Pai, certo?  Então não haveria comparação melhor para falar o quanto é importante sermos corrigidos por Deus do que falar que Ele nos corrige por nos amar, assim como nossos pais carnais (pai e mãe) nos corrigem porque querem o melhor para nós.

Eu sou do tempo - (fica engraçado falar isso, "eu sou do tempo") - em que não havia a discutida Lei da Palmada, que visa estabelecer algumas regras sobre a respeito de como os pais não podem corrigir os filhos.  E neste tempo, creio que todos os pequenos que fizeram algo que contrariava o que seus pais queriam, foram repreendidos e corrigidos.  Eu passei por isso e dou graças a Deus, pois considero que foram correções necessárias para eu me tornar o homem que sou, sabendo respeitar aos meus pais, aos mais velhos e até mesmos aqueles que são mais novos que eu.

Concordo com a forma como a lei foi escrita, mas discordo um pouco sobre a discussão exacerbada que se deu sobre o tema e até sobre algumas coisas que se passam como verdade e não são.
A lei não fala que os pais não devem corrigir os filhos, apenas estabelece algumas regras (veja no final do texto).  Muita gente falou que a Lei fala que o pai não pode mais corrigir o filho, mas não é bem assim,

Mas deixemos de lado a Lei da Palmada e voltemos ao texto de Provérbios,
O sábio diz para não desprezarmos e nem ficarmos magoados com as repreensões que recebemos de Deus.  Mas muitas vezes infelizmente vemos isso acontecendo, pois as pessoas esquecem esse excelente conselho e ficam contrariadas ao serem corrigidas por Deus.
Se você está sendo corrigido, é porque está fazendo algo errado (afinal, não se corrige o que está certo).
Ao receber uma "palmada", "puxão de orelha" ou "ser colocado no cantinho do pensamento" por Deus, lembre-se que Ele faz isso porque te ama,
Ele te ama muito e já deu muitas provas disso, não é verdade?

Respeite a Deus, as suas Leis, os seus Mandamentos e seja feliz.
Lembre-se sempre: Deus me ama e só quer o meu bem.

Fabio Sadol


A "Lei da Palmada" prevê que que os filhos sejam educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. O texto define castigo como a "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em sofrimento físico ou lesão à criança ou ao adolescente". Já o tratamento cruel ou degradante é definido como "conduta ou forma cruel de tratamento que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente".

Nenhum comentário: