terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Amor ao Próximo

No livro de Rute temos uma linda história, que nos fala do amor ao próximo. 
A palavra nos fala de uma mulher chamada Noemi, casada com Elimeleque e que tinha dois filhos, Malon e Quilion.  Noemi e sua família habitavam nos campos de Moabe.

Morrendo pois seu marido, seus filhos tomaram por esposas a Orfa e Rute.  Os filhos de Noemi tinha dez anos de casados e então morreram.

Noemi fica então desamparada de esposo e de seus dois filhos. 
Isso a leva a tomar uma decisão de se levantar dos campos de Moabe e retornar a terra de Judá.  Ao determinar isso em seu coração, Noemi resolve partir e suas noras vão com ela, mas no meio do caminho ela aconselha as suas noras a voltarem para a casa de suas mães. 

No livro de Rute 1.8 temos: Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo".

Elas disseram a Noemi que a acompanhariam, mais sua sogra torna a insistir que voltem para as casas de suas mães.  E para convencê-las, lembra-as que já é de idade avançada, que não tem mais marido e nem filhos e que mesmo que Deus desse a ela um marido naquela noite, e com ele tivesse novos filhos, elas não os esperariam crescer para casar-se com eles. 

Orfa resolve voltar, porém Rute insiste em acompanhar sua sogra, fazendo-lhe promessas de que onde ela for iria também, e onde ela dormisse, dormiria e que o povo de sua sogra passaria, a partir daquele momento, também ser o seu povo, e o seu Deus passaria a ser também o seu Deus. (Ato de determinação, Rute 1.16)


Noemi tinha um parente da geração de Elimeleque, seu nome era Boaz. 
Rute foi ao campo apanhar espigas e se deparou com Boaz, que perguntou aos seus moços quem era aquela moça, e eles lhe contaram que era a nora de Noemi; então ele se interessou por ela, passou a conhecer sua história e ficou admirado pelo seu amor para com a sogra.

Então ele não só permite que apanhe as espigas que caem no chão mais manda chama-lá para comer com seus moços e a fartura é tanto que sobeja e ela guarda um pouco para levar para sua sogra; além disso, Boaz ordena a seus moços para deixar cair algumas espigas boas pelo caminho. 

Noemi aconselha a nora a deitar-se nos pés de Boaz, e lá pela meia-noite ele acorda assustado e pergunta quem estava ali.  Rute responde: "sua serva, senhor".
Boaz se encanta por ela não se entregar para moços mais novos, nem a pobres nem a ricos e a toma por esposa. 

Rute alegrou o coração de Noemi, pois teve um filho com Boaz e sua sogra o tomou em seus braços e a partir daquele momento passou a ser sua ama, e o seu nome foi Obede.  E ele veio a ser o avô de Davi.
E tudo isso se deu por um ato de amor e gratidão de Rute para com Noemi. Vale a pena ser grato aos que nos acolhem, pois quem nos recompensa é Deus.

Que a Paz de nosso Deus e o seu amor sejam presentes em suas vidas.

Pr. Almir Martins

Revisão: Fabio Sadol

2 comentários:

Unknown disse...

É realmente muito forte essa pregação, ja ta com um tempo que não ouvia uma palavra assim parabens pastor Almir que por sinal também ja foi meu pastor aqui em teresina e foi uma bênção para mim e quero continuar sendo um verdadeia amigo pro Sr assim como foi Rute para noemi

Sadol disse...

Valeu Alan Hudson.
Fique sempre ligado em nosso site, toda semana temos uma Palavra Pastoral com um de nossos pastores ou membros aqui da Igreja em Uberlândia.

Siga nos acompanhando, torne-se um seguidor do site e divulgue para quem quiser.