Nossa última Palavra Pastoral deste ano de 2014, traz um desafio para vivermos no ano de 2015, que está as portas.
E nossa base de meditação está no Salmo 31, mais um dos Salmos de Davi.
Davi sempre foi um homem muito próximo de Deus. Sendo homem, teve muitos erros em sua vida, mas sendo próximo de Deus, teve inúmeros acertos.
O ponto que quero destacar hoje, é a fé de Davi.
Com certeza ele compôs este Salmo próximo a um momento de angústia em sua vida.
Ele começa lamentando. No versículo 4 ele diz:
Tira-me da armadilha que me prepararam, pois tu és o meu refúgio. Salmos 31:4
E não é apenas neste versículo. Vemos ele pedindo para Deus ser sua rocha, para ser seu refúgio. Ele também fala que está em desespero, e que a tristeza está tomando conta dele, lhe consumindo a vista, o vigor e o apetite (vers. 9).
Era um tempo difícil pelo qual Davi passava: as pessoas que o viam na rua fugiam dele; ele era motivo de ultraje para seus vizinhos e de medo para seus amigos; ele se sentia inútil como um pote quebrado; ele ouvia os outros cochichando sobre ele, tramando lhe tirar a vida.
É. Nesse início de Salmo, até o versículo 13 é muito lamento misturado com confiança no Senhor.
Mas a partir do versículo 14 há uma reviravolta na história, ele passa apenas a louvar ao Senhor.
É algo bem no estilo "a luta dura uma noite mas a vitória vem ao amanhecer".
Davi passa então a fazer aquilo que deve ser uma inspiração para nós e mais que isso, deve ser a nossa prática diária: ele louva a Deus pelo que Ele é, além do que Ele pode fazer.
Ele fala da grande bondade e misericórdia que o Senhor tem para aqueles que o temem, que é concedida para os que buscam amparo n'Ele.
E ele encerra o Salmo com o versículo que quero destacar:
Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor! Salmos 31:24
É isso que quero deixar para vocês.
Assim como Davi, vamos passar por momentos de aflição, momentos de lutas.
Mas te convido a não se apegar aos problemas, e sim a se manter firme no "EU SOU", pois Ele pode resolver todos os problemas.
Não se acovarde quando as situações difíceis se apresentarem ante a você. Deixe-as na mão daquele que pode resolver. Conte ao seu Pai os seus problemas, pois a Graça de Deus está aí para desfrutarmos dela.
Nós não podemos ser covardes. Nós devemos ser corajosos, não por nós e pela nossa força, mas por causa d'Aquele que está em nós, que é maior do que o que está no mundo.
Você é cristão, você tem que ser diferente. Que ao final de 2015 você possa fazer um balanço de sua vida, e conclua que você muito mais louvou do que lamentou e reclamou da vida. Que você conclua que sim, estou no caminho certo, no caminho que vai me levar para a vida eterna.
Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 1 João 4:4
Um comentário:
todo incentivo e toda orientação baseada nesta mensagem vem de encontro a necessidade de nossas vidas, obrigada pela dedicação e apoio espiritual que tem sido lançado através deste lindo trabalho.
Ilcassia
Postar um comentário