quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A palavra é SUPORTAR!

O Apóstolo Paulo, em suas cartas, sempre tinha como prioridade ajudar os irmãos para quem escrevia, seja quando escreveu para pessoas individualmente (Tito e Timóteo, por exemplo) tanto quando escreveu para as Igrejas (Éfeso e Corinto, por exemplo).
Só por aí já temos um ótimo exemplo do que devemos fazer: estamos aqui para além de servir ao Senhor, orientar ao próximo, que também é uma forma de expressar nosso amor pelo outro.
Afinal, se você ama alguém, você quer o bem dele.  E orientar faz parte do "querer o bem do próximo".

Paulo ao escrever para Éfeso, dentre as várias orientações que passou, disse o seguinte, que está registrado no livro de Efésios 4.1-3: 
Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.
Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Vamos analisar juntos o que ele quis dizer?
O primeiro ponto que quero destacar é que ele não está falando dele.  Ele está trazendo um recado do Senhor.  E é por isso que ele roga, ele pede, ele implora, ele suplica que os irmãos vivam da maneira digna, levando em conta a vocação que receberam de Deus.
Vejo que viver desta maneira, entre outras coisas, quer nos dizer que precisamos exercitar aquilo para o qual fomos vocacionados.  Cada um tem um ministério, cada um tem um dom, cada um tem um chamado (as vezes, até mais de um).  E isso não é para nos vangloriarmos, mas sim para colocarmos em prática.  Então, viver da maneira digna requer que cumpramos o nosso chamado.  E é claro que o comportamento está aliado a isso.  Certa vez li num livro que "poucas pessoas leem a Bíblia, mas muitas pessoas leem os cristãos" e concordei 100% com essa afirmação.
As vezes você tem um amigo, um familiar, que ainda não se decidiu por Cristo, que em alguns casos nem gosta muito de "crentes", de ir numa reunião de Igreja, de parar para ouvir você falar para ele sobre Deus ou de pegar a Bíblia para ler.  Mas mesmo assim, essa pessoa está "lendo você", vendo as suas atitudes.
Já ouviu que um gesto vale mais que mil palavras?  
Então, quais são os gestos que partem de você e as pessoas ao seu redor veem?  Pense nisso.

O segundo ponto nos traz algumas recomendações para serem seguidas, juntamente com o viver digno.
"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor."
Ser humilde é não querer ser "a última bolacha do pacote", "o rei da cocada preta", "o dono da razão", entre outras formas de dizer.
Ser humilde é compreender o seu papel, agir com respeito, simplicidade, cordialidade, respeitando os outros, não se considerando maior (nem menor também).
Fora isso, é bom lembrar o que a humildade gera de retorno:
A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.  Pv 22.4
E para frisar que honra e humildade estão interligadas:
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.  Pv 15.33

Pacientes.  Ele pede para sermos pacientes.  Quer saber um pouco mais sobre o assunto, debruce algumas horas sobre o Salmo 40 e peça ao Senhor para falar contigo.
E para finalizar esse segundo ponto, a palavra do dia: SUPORTAR.
Muitas das vezes pensamos em suportar só num dos sentidos da palavra, achando que é aturar.
Sim, significa isso também, mas não podemos nos esquecer que suportar também é dar suporte.  Olhe na sua casa, veja o que o suporte da TV faz para a TV; veja o que o suporte do microondas faz para o microondas; veja o que o suporte do sabonete faz para o sabonete; e siga olhando outros exemplos de suporte que você tenha aí.
Notou que todos eles estão auxiliando?  Suportar é isso também, é ajudar, auxiliar.
E o suporte que Paulo recomenda para darmos está baseado no amor.  Ah, o amor!  Mesmo que falássemos a língua dos anjos, sem ele nada seríamos.  O amor tem que ser sempre a mola-mestra da nossa vida, a principal característica em nós.  Não podemos esquecer que Deus é Amor.

E no terceiro e último ponto, ele usa a sabedoria que vem de Deus e já fala que a missão a ser cumprida não será fácil.
Ele diz para nos ESFORÇARMOS para conservar a unidade.
Pode parecer a coisa mais simples, todos andarem alinhados, em unidade, mas não é.  Se fosse, ele não teria pedido nosso esforço.
E sabemos que as vezes não é mesmo fácil manter a unidade, pois uns querem A, outros querem Z; uns querem ajudar, para outros tanto faz.
Mas não é por isso que podemos nem devemos parar.  Uma crítica ou conselho que não gostamos de receber, não pode nos tirar do alvo.  A falta de um agradecimento ou reconhecimento por algo que se fez, não pode baixar nossa guarda.
Temos que deixar isso, olhar para Cristo e mantermos a paz.
A palavra diz: Façam todo o possível para viver em paz com todos. Rm 12:18

Que essa reflexão seja proveitosa em sua vida.
E "bora lá" colocar tudo isso em prática.


Fabio Sadol

Nenhum comentário: