sábado, 8 de setembro de 2018

CHEGA DE TEIMOSIA


Já ouviu a expressão “Filho de peixe, peixinho é”?

Essa expressão, quando analisada do ponto de vista biológico, faz total sentido. Mas quando ela é interpretada para dizer que você não pode ser diferente do que seus pais foram, ou que você não pode fazer algo diferente do que seus pais fizeram, creio que há espaço para debate.

Mas por que você diz isso???

Digo isso pois devemos evitar cometer os mesmos erros que alguém já cometeu. 
Eu particularmente acho que aprendemos muito com os erros, mas considero ser mais eficiente quando aprendemos com os erros dos outros, afinal, aprendemos sem ter que passar pelo processo de errarmos nós mesmos.

Vejamos o seguinte texto bíblico:
Não sejam teimosos, como eles foram, mas submetam-se ao Senhor. Venham a este templo que ele consagrou para sempre. Adorem o Senhor, seu Deus, para que sua ira ardente se desvie de vocês. (2ª Crônicas 30.8, NVT)
Nesta passagem temos o rei Ezequias dando uma ordem ao seu povo, o povo que governava. E fez isso pois ao assumir o trono de Israel com 25 anos de idade, detectou tal necessidade devido ao comportamento atual do povo e do antigo rei, onde implementou uma verdadeira “cruzada” visando restabelecer a comunhão do povo com Deus.
Ele mandou purificar o templo, restabeleceu o culto ao Senhor, trouxe de volta a celebração da Páscoa e fez regulamentos quanto as contribuições para sacerdotes e levitas (veja 2ª Crônicas nos capítulos 29 a 31).

Ao falar “Não sejam teimosos, como eles foram”, entendo como se falasse: são filhos de peixes, mas não ajam como peixinhos; façam diferente.
Ele conclama o povo a não repetir o que seus antepassados tinham feito, pois haviam afrontado o Senhor. Então ele fala: em vez de desobedecerem como eles, passem a obedecer ao Senhor.

Quando vemos as diversas versões de traduções podemos encontrar: 
  • “Não sejam obstinados”; 
  • “Não endureçais a vossa cerviz”; 
  • “Não sejam teimosos”. 
De todas as formas, fica bem claro o recado, não é mesmo? O resumo é: CHEGA DE TEIMOSIA!

Qual tem sido o nosso comportamento atualmente? Temos agido como os “peixes” desta passagem, ou temos buscado agir conforme orientou o rei Ezequias???
Pensemos nisso e façamos o que é melhor para o Senhor, hoje e sempre.

Deus é bom o tempo todo. O tempo todo Deus é bom.

Autor: Fabio SADOL



Nenhum comentário: