quarta-feira, 22 de agosto de 2018

JESUS: NINGUÉM ME TOCA COMO VOCÊ

João 9.6
Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego.

Devemos ser imensamente gratos pelas oportunidades que Deus nos concede. Este ano o Senhor permitiu que eu pudesse conhecer e viver em outro continente. Uma vida completamente diferente da vida que eu tinha no meu país.

Quando ocorrem tais mudanças em nossas vidas, começamos a observar aspectos simples da vida cotidiana de forma diferente.  Vivendo aqui, percebi o quanto nós brasileiros gostamos de nos tocar.  Sempre nos abraçamos, damos as mãos, nos beijamos; o toque é algo intrínseco à nossa cultura.

Nós temos a real necessidade de toque físico, assim como de nos expressarmos com nossas mãos.  Mas de fato, o interessante de se viver em outro lugar, é notar as diferenças culturais entre as pessoas.  Nossos amigos coreanos, por exemplo, não têm esse hábito em seu país, isso não faz parte de seus costumes.  Porém devido a convivência deles conosco, demonstrando nosso afeto através de cumprimentos e abraços, despertamos neles, o desejo de retribuir do mesmo modo. 

No texto de João 9.6-11, Jesus encontra-se com um homem cego de nascença.  Aquele homem tinha uma necessidade, a cura de sua visão.  Jesus toca na terra, fazendo uma mistura com sua própria saliva, e em seguida Jesus toca nos olhos daquele homem.

Vemos relatado nos Evangelhos, milagres que Jesus realizou instantaneamente e alguns até mesmo à distância, mas neste caso, Jesus após tocar na visão daquele homem, lhe dá uma orientação, “Vá lavar-se no tanque de Siloé”. Quando o cego tocou em seus olhos lavando-os, imediatamente ele enxergou.

Jesus é exatamente esta pessoa, onde ele toca gera cura, milagre, vida.  Agora, vamos refletir: temos deixado Jesus tocar em nossas necessidades, em nossas feridas, em nossos anseios, em nossos traumas?

Se você O deixar te tocar, sua história poderá ter o mesmo final da história deste homem que era cego. 

Outro ponto interessante, é que além da realização do milagre, Jesus nos dá outra importante lição: Ele manda que aquele homem vá lavar os seus olhos, ou seja, ele deve agora reproduzir o ato de Jesus.

É isto que Jesus deseja para nós, não somente recebermos milagres através de seu toque, mas sermos instrumentos de milagres na vida de outras pessoas, reproduzindo seu toque.

E nós, temos alcançado pessoas com o toque de Jesus?  Se a resposta é não, ainda nos resta o hoje e o futuro. Toque pessoas, assim como Jesus tocou e segue tocando.

Autora: Glauciane Almeida
Revisão: Fabio SADOL


Nenhum comentário: